Powered By Blogger

domingo, 29 de agosto de 2010

Produtos notáveis

Bom, irei falar (escrever) um pouco sobre o que conheço sobre produtos notáveis.
quando temos: (a+b)² ou (a-b)² em uma expressão, equação, problema, etc. Devemos fazer o seguinte.
(a+b)²= a²+2ab+b² leremos assim: o quadrado do primeiro, mais duas vezes o primeiro vezes o segundo, mais o quadrado do segundo.
(a-b)²= a²-2ab+b² leremos assim: o quadrado do primeiro, mais duas vezes o primeiro vezes o segundo, mais o quadrado do segundo.
Vamos ao exemplo com números:
(3x+5)²= (3x)²+2(3x)(5)+(5)²= 9x²+30x+25

(3x-5)²= (3x)2-2(3x)(5)+95)²= 9x²-30x+25

Notem que em ambos os casos chegamos em uma equação do segundo grau, que pra resolver é só consultar o post que fiz para os alunos de 8ª série. Bons estudos

2 comentários:

  1. nossa sou pessima em matemática... to ferrada quero sóh ver o ano que vem repetir na 8ª série por causa de uma materia é foda...agora estou desesperada pois tenho prova hje e estou procurando ajuda.. se eu tirar nota baixa minha mãe me esgana então decidi entrar nesse site.. Ajudou um pouquinho...

    ResponderExcluir
  2. Desculpe não poder ajudar no que você queria; mas também faltou dizer qual é sua duvida. Aguardo novo contato

    ResponderExcluir