Powered By Blogger

sábado, 4 de dezembro de 2010

Duzentena

Agora é oficial:Não tem nada oficial.

Ano passado eu havia escrito que a duzentena havia caído, o que acabou não acontecendo! O que sabemos hoje, mas precisamente 25/01/2011 é que nada sabemos, pois o projeto esta para votação e os responsáveis estão de férias. O certo por enquanto é que Domingo dia 30/01/2011 haverá atribuição e será direto nas escolas e quem é categoria "O" está de fora.

Isso é um absurdo, pois queremos trabalhar! Não somos brinquedos! Eu estou começando minha carreira como docente e não gostaria de pensar em desistir logo assim no inicio, mas não dá pra seguir carreira desse jeito, sem saber ao certo se posso trabalhar no inicio do ano ou não.

No passado eu iniciei como professor eventual e a regra no inicio do ano era bem clara: professor eventual não poderia atribuir aula, ou seja, tinha que escolher; ser professor eventual ou ficar desempregado. Sim, desempregado pois não tinha vaga naquela época.
Eu escolhi ser eventual. Ai lá pelo mês de Abril faltou professor, mudaram tudo. Ou seja: quem estava inscrito em alguma diretoria de ensino poderia atribuir aula, mesmo quem estava como eventual. Não pensei duas vezes, corri atrás de vaga.

As atribuições são uma verdadeira prova de fogo e recheada de humilhação. Irei explicar como funciona: É publicado em cada diretoria de ensino as vagas, horários e porque as vagas estão abertas, se são por motivo de doença, férias, porque o professor deixou as aulas, etc. Então todos os professores interessados nas vagas vão até a escola. Geralmente é o diretor quem atribui as aulas e o critério de desempate é a pontuação que cada professor tem. Essa pontuação fica no sistema.
Tem um outro detalhe nessa atribuição, que com toda certeza é muito chato, a preferência da vaga acaba sendo de quem já esta na casa; ou seja: se tem 10 aulas de ciências disponíveis nessa escola e se tiver professor que já da aula ali, então ele pode pegar aula na frente de todos; mas isso só é revelado no horário publicado. Então se tiver um professor da casa, ele pega as aulas e todos os outros voltam para trás de mãos vazias e com o tempo perdido.

Eu fui em algumas escolas para essa atribuição e em algumas que não merece nem citar o nome, fui muito mal recebido, o tratamento foi horrível mesmo e depois descobri que alguém da casa pegou as aulas ou havia outro professor com mais pontos do que eu... poderia ser diferente, mas não é!


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Saresp 2010

O que é o Saresp?
Matematicamente falando: é uma ferramenta que o governo criou pra medir (ou pelo menos tentar) o aprendizado do aluno.
Tenho passado por algumas escolas e ouvido em conversas informais as seguintes criticas dos funcionários, mais precisamente dos professores:
Saresp é uma besteira, mascara a realidade, coloca a culpa nos professores, etc, etc, etc!
Mas e ai, até onde isso é verdade? A verdade é que todos querem colocar a culpa outra pessoa, ninguém quer assumir nada. O governo culpa os professores, os professores culpam o governo, tem até professor culpando professor. Parece ridículo e na verdade é mesmo, pois deveríamos estarmos buscando soluções e não culpados.

O que eu vi e ouvi de professores de matérias que não caem diretamente no Saresp foi de entristecer, pois parece que eles não querem assumir a responsabilidade nos conhecimentos dos alunos. A verdade é que o governo exclui mesmo, mas na prática todas as matérias estão relacionadas e uma completa a outra. O que adianta o aluno ser bom com os números e não souber ler? Não sabendo ler esse aluno não saberá interpretar o texto, não sabendo interpretar o texto ele não conseguirá achar a solução, ou até mesmo entender a pergunta, etc.
Dei o exemplo de matemática e português, mas isso é realidade em História, Inglês, Física, Química, Ciências, Biologia etc. Claro que não usamos história, física, ciências e outras matérias pra irmos ao mercado (não estou falando em deslocamento e sim para comprar), açougue etc. Mas em um determinado momento usaremos sim, seja em concurso público, seja em alguma área de uma empresa para realizarmos um trabalho.
Temos que deixar a hipocrisia de lado e nos unirmos em busca de um único objetivo que é uma boa formação de nossos alunos. Culpar esse ou aquele é fácil, o difícil é assumir uma posição e dizer: eu faço a diferença, e por isso darei o meu melhor sempre.
Professores, pais, alunos; ir bem no Saresp é excelente, melhor ainda é continuar fazendo um bom trabalho para que esse Brasil nosso (só nosso), continue melhorando e nos dando cada vez mais motivos para nos orgulharmos de dizer: Sou brasileiro e faço a diferença.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Apótema

Determinando o apótema de figuras planas e espaciais.

Bom, vamos pegar um exemplo usando um Hexágono inscrito em uma circunferência.
Considerando um círculo e um polígono inscrito de n lados, definimos como apótema de uma figura poligonal o segmento de reta que parte do centro da figura formando com lado um ângulo de 90º, isto é, podemos dizer que o apótema é perpendicular ao lado do polígono.


A determinação da medida do apótema de um polígono está diretamente ligado ao raio da circunferência em que ele está inscrito, ao valor do ângulo central e à medida do lado do triângulo que forma o polígono. A figura a seguir é um hexágono regular inscrito na circunferência de raio medindo 8 cm. Vamos determinar a medida do apótema desse hexágono.


Educação pública

Falar sobre educação pública gera uma grande discussão, pois as idéias são bem diferentes uma das outras. Pessoas que elogiam, sonhando com um futuro bem próximo de que as coisas melhorem ainda mais e tem pessoas que já desistiram, que só pensam em criticar. Aqui eu irei deixar a minha idéia.

Estou trabalhando somente em escola pública por isso irei falar apenas desse assunto; quem trabalha em escola particular e quiser deixar sua opinião, por favor gostaria de ler como você vê essa parte da educação.
Eu vejo que existe pessoas empenhadas em fazer a diferença, em mudar a cabeça das crianças e adolescentes. Os estudantes já vem pra escola sem motivação, desacreditados, pensando que estão perdendo seu tempo, que deveriam estarem em qualquer outro lugar, menos em uma sala de aula ouvindo besteira (besteira segundo o pensamento de alguns jovens). Achar que esses jovens estão errados e realmente estão e não fazer nada, não adianta. Temos que fazer algo, mas fazer o que?
Minha principal ideia como professor não é a mesma de muitos colegas de profissão, pois esses colocam a culpa no governo. Claro que o governo tem sua parcela de culpa, ficar reclamando não irá mudar isso. O professor que ama sua profissão pode fazer a diferença em sala de aula e mesmo com salário baixo, defasado, não ter reconhecimento da sociedade, do governo e em alguns casos dos alunos , ele pode mudar a vida de um estudante e para melhor.
Um profissional pode mudar a vida de um aluno para melhor quando incentiva, dá as ferramentas pra esse jovem conquistar seu espaço na sociedade. Querendo ou não o jovem que estuda em escola pública irá para o mercado de trabalho. Então você irá dizer: se o jovem tem como futuro o mercado de trabalho, então esta tudo certo pois ele estudando ou não ele vai ter que trabalhar algum dia da sua vida!
Pois é. Trabalhar é a conseqüência, mas em que irá trabalhar faz toda diferença. Sabemos que quem tem o melhor conhecimento terá os melhores empregos, melhores salários e é para esses empregos melhores que temos que preparar nossos jovens. Deixar bem claro que eles podem sim conseguir uma boa colocação, que podem sim conseguir entrar em uma boa universidade ou faculdade.
Você que ministra aula em rede pública e não esta satisfeito com o que faz, tente mudar sua postura, tente se reciclar. Se não conseguir, se realmente não estiver gostando então mude de emprego, pois sua insatisfação pode colocar o futuro de alguém em risco. Se você gosta do que faz e faz bem feito, continue melhorando mesmo que alguns colegas lhe diga o contrario.
Não fiquem esperando reconhecimento, pois pode nunca acontecer. Hoje os alunos não irão reconhecer seu esforço em querer ajuda-los, não irão compreender porque é que você pede tanto trabalho para entregar, não irão entender porque é que você pega tanto no pé deles. Na verdade vai chegar o dia que você irá se perguntar "será que o que estou fazendo valendo a pena?"
Acredite, esta sim. Hoje o aluno que te odeia tanto porque você cobra muito dele, será aquele que irá te agradecer quando tiver atingindo o objetivo de se formar na universidade, de montar um escritório de advocacia, consultório dentário, clínico ou simplesmente por ser um bem sucedido profissional liberal com ajuda dos conhecimentos adquirido em sala de aula quando você era seu professor.
Professores, façam sempre o seu melhor. Não consegue, peça ajuda. Esta difícil, não desista, procure uma saída em conjunto com outro colega, com um amigo, familiar.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Zoológio

Zoológico.

Bom, o passeio esta agendado para o dia 19 de Novembro de 2010. O horário ainda não é do meu conhecimento, mas assim que possível eu informo a todos.
O que sei é que o valor combinado é de R$20. O dinheiro servirá para pagar o ônibus que irá sair daqui da escola e nos deixará no Zoo.
Esse passeio é para ficar marcado em todos como um momento de pura diversão para quem ainda não conhece o local e nostalgia para aquele que já foram varias vezes. Sempre é bom manter contato com a natureza: animais, plantas...
Abaixo eu irei reproduzir na integra o aviso que já foi dado a todos em sala de aula:

Passeio cultural - Visita ao zoológico de São Paulo.
O Trabalho será interdisciplinar e terá duas etapas:
1º) Pesquisa - deverá ser solicitada e recebida até dia 18/11/2010.
2º) Confecção dos animais com recicláveis - será entregue após o passeio.
A nota será somada e valerá para todos os professores da sala de origem.
Temas:
5ª A e 5ª B- Mamíferos, exceto felinos
6ª A e 7ª C - Réptil
8ª A e 8ª B - Anfíbios
6ª B e 6ª C - Felinos
6ª D e 6ª E - Insetos e aracnídeos.
O trabalho será orientado e incentivado pelo professor coordenador de sala.
Data da excursão 19/11/2010 e para cada 10 alunos será necessário o acompanhamento de um professor.
Valor R$20,00
Obs.: Os alunos que não forem ao passeio, irão realizar os trabalhos normalmente, pois os temas não fogem de sua realidade.
Bom, é isso. E para que não fique nem uma dúvida: na minha opinião, esse passeio é muito importante pra todos, pois é mais uma maneira de professor, aluno e aluno interagirem. O local é muito bom, agradável. Não esquecem de levar lanche; la tem local para lanchar.

Também não é obrigatório ir ao passeio. Quem não puder ir não será prejudicado de nem uma forma.
Agora eu já vou indo, pois esse negócio de lanche me deu uma fominhaaaaaa!!!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

seno, cosseno e tangente



(estou realizando os cálculos...
Está com dificuldade de saber os valores de seno, cosseno e tangente? Tentarei explicar passo a passo como encontramos esses valores.
Vamos usar um triângulo equilátero como exemplo e com medida do lado l. O triângulo em questão é o mesmo que eu coloquei na postagem
anterior.

Hipotenusa= l
Cateto 1= l/2
Cateto 2= l raiz de 3/2



Reparem que eu coloquei o resultado na cor vermelha. Calculei o ângulo 30, para calcular 60 é da mesma maneira. Irá mudar apenas quando calcular 45. Vamos lá então

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como calcular a Área de um triângulo equilátero


Bom, calcular a área de um triângulo retângulo é muito fácil, bastando multiplicar base pela altura e dividir o resultado por 2. Mas e onde está a altura de um triângulo equilátero? Para achar essa altura temos que dividi-lo ao meio como mostra a figura abaixo.
Depois da divisão, teremos 2 triângulos retângulos de Hipotenusa l (ele), Cateto (l/2) e o outro cateto (h) que eu ainda não conheço. Para encontrar essa altura pediremos ajuda de Pitágoras.










Pitágoras disse que: (Hipotenusa= (cateto oposto+(cateto adjacente
Voltando ao nosso triângulo, vamos resolver.
De acordo com a medida da altura (h) calculada, determinaremos a área do triângulo retângulo com base na seguinte fórmula:


Então iremos colocar (h) na fórmula e resolver.





Bom, notem que eu trabalhei com incógnitas, se eu tenho os valores de l (ele) basta substituir nas formulas. Só para relembrar:
Para achar a altura de um triângulo retângulo, basta substituir na formula: h = l raiz de 3/2.
Para achar a área de um triângulo retângulo, basta substituir na formula: A = l. l raiz de 3/2.

Notem que com essa fórmula conseguimos calcular qualquer triângulo equilátero com base no seu lado. Ou seja, basta colocar na fórmula o tamanho do lado no lugar do l (ele) e resolver. Pronto, já tem a A (área). Bons estudos.