Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Saresp 2010

O que é o Saresp?
Matematicamente falando: é uma ferramenta que o governo criou pra medir (ou pelo menos tentar) o aprendizado do aluno.
Tenho passado por algumas escolas e ouvido em conversas informais as seguintes criticas dos funcionários, mais precisamente dos professores:
Saresp é uma besteira, mascara a realidade, coloca a culpa nos professores, etc, etc, etc!
Mas e ai, até onde isso é verdade? A verdade é que todos querem colocar a culpa outra pessoa, ninguém quer assumir nada. O governo culpa os professores, os professores culpam o governo, tem até professor culpando professor. Parece ridículo e na verdade é mesmo, pois deveríamos estarmos buscando soluções e não culpados.

O que eu vi e ouvi de professores de matérias que não caem diretamente no Saresp foi de entristecer, pois parece que eles não querem assumir a responsabilidade nos conhecimentos dos alunos. A verdade é que o governo exclui mesmo, mas na prática todas as matérias estão relacionadas e uma completa a outra. O que adianta o aluno ser bom com os números e não souber ler? Não sabendo ler esse aluno não saberá interpretar o texto, não sabendo interpretar o texto ele não conseguirá achar a solução, ou até mesmo entender a pergunta, etc.
Dei o exemplo de matemática e português, mas isso é realidade em História, Inglês, Física, Química, Ciências, Biologia etc. Claro que não usamos história, física, ciências e outras matérias pra irmos ao mercado (não estou falando em deslocamento e sim para comprar), açougue etc. Mas em um determinado momento usaremos sim, seja em concurso público, seja em alguma área de uma empresa para realizarmos um trabalho.
Temos que deixar a hipocrisia de lado e nos unirmos em busca de um único objetivo que é uma boa formação de nossos alunos. Culpar esse ou aquele é fácil, o difícil é assumir uma posição e dizer: eu faço a diferença, e por isso darei o meu melhor sempre.
Professores, pais, alunos; ir bem no Saresp é excelente, melhor ainda é continuar fazendo um bom trabalho para que esse Brasil nosso (só nosso), continue melhorando e nos dando cada vez mais motivos para nos orgulharmos de dizer: Sou brasileiro e faço a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário