Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Como calcular a Área de um triângulo equilátero


Bom, calcular a área de um triângulo retângulo é muito fácil, bastando multiplicar base pela altura e dividir o resultado por 2. Mas e onde está a altura de um triângulo equilátero? Para achar essa altura temos que dividi-lo ao meio como mostra a figura abaixo.
Depois da divisão, teremos 2 triângulos retângulos de Hipotenusa l (ele), Cateto (l/2) e o outro cateto (h) que eu ainda não conheço. Para encontrar essa altura pediremos ajuda de Pitágoras.










Pitágoras disse que: (Hipotenusa= (cateto oposto+(cateto adjacente
Voltando ao nosso triângulo, vamos resolver.
De acordo com a medida da altura (h) calculada, determinaremos a área do triângulo retângulo com base na seguinte fórmula:


Então iremos colocar (h) na fórmula e resolver.





Bom, notem que eu trabalhei com incógnitas, se eu tenho os valores de l (ele) basta substituir nas formulas. Só para relembrar:
Para achar a altura de um triângulo retângulo, basta substituir na formula: h = l raiz de 3/2.
Para achar a área de um triângulo retângulo, basta substituir na formula: A = l. l raiz de 3/2.

Notem que com essa fórmula conseguimos calcular qualquer triângulo equilátero com base no seu lado. Ou seja, basta colocar na fórmula o tamanho do lado no lugar do l (ele) e resolver. Pronto, já tem a A (área). Bons estudos.


6 comentários:

  1. o professor me passa o seu e-mail no meu orkut ou me de na sala aew?? vlw

    ResponderExcluir
  2. Achei bacana o passo a passo. Ficaria melhor se os textos estivessem mais claro. Eu estava com dificuldade em encontrar a área desse tipo de triângulo, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse post esta realmente passo a passo. Pelo que entendi não dá pra colocar fração, raiz quadrada direitinho, mas se não fosse isso estaria perfeito. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Estou no terceiro ano do ensino médio e irei prestar o enem, se você puder colocar mais assunto dessa série com essas explicações passo a passo eu ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  5. EU ADORO MAIS NÃO SEI NADA DE MATEMÁTICA

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela explicação. Procurei no google algo que me ajudasse, e o seu blog me foi muito útil.

    ResponderExcluir