Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Area e perímetro de uma figura geométrica plana


Como dizem em um certo canal de televisão: é hora da revisão
Área é a quantidade de espaço de uma superfície. Imagine comigo:  Na sua sala de estar,  você quer saber quanto de espaço efetivamente você tem para poder colocar seus móveis. Então, esse espaço é a Área.

Perímetro pode ser definido como o cumprimento da curva em torno de uma figura fechada e limitada. Vontando ao exemplo da Sala de estar: as paredes da sala é o perímetro, pois elas estão em torno da sala. Dezenhe um quadrado, um retângulo ou um triângulo. Essa linha é o perímetro, pois se abrirmos a figura, teremos o comprimento dela.

Para calcular a área de um quadrado basta elevar ao quadrado a medida do seu lado. Exemplo:

Um quadrado de lado 6cm iremos fazer o seguinte: 6² que será = 36cm²

Podemos dizer também assim: lado vezes lado, pois 6cm x 6cm=36cm². Essa notação usaremos em um retângulo, pois em um retângulo de largura 5cm e cumprimento 7cm teremos:

5cm x 7cm= 35cm²

Para calcular o perímetro do quadrado e do retângulo basta somarmos todos os lados. Usando os dois exemplos  acima.

Quadrado de lado 6cm= 6cm +6cm + 6cm + 6cm = 4.6cm= 24cm.
Retângulo de largura 5cm e cumprimento 7cm será feito assim: 2.5cm + 2.7cm= 10cm+14cm = 24cm.


Obs.: O pontinho entre um número e outro é o sinal de multimplicação

Agora encontraremos área e cumprimento de um triângulo.Usando um  triângulo retângulo que já se  conhece as medidas.

Primeiro Área.
Esse triângulo retângulo tem as seguintes medidas:
Hipotenusa 6cm
Cateto oposto 4cm
Cateto adjacente 3cm
A fórmula da área é essa: base.altura/2. lê-se base vezes altura divido por 2.
3.4/2=6cm   A leitura é: três vezes quatro e o resultado divide-se por dois.
Agora Perímetro.
Para encontrar o perímetro basta somar todos os lados. 6cm+4cm+3cm= 13cm

Lembrando que já sabemos as medidas de todos os lados. Quando não sabemos todas as medidas teremos que descobrir e para isso temos que usar formula específica. Mas isso já é uma outra história...

7 comentários:

  1. Meu nome é Giovanna
    E o meu é Wendy!! Eu gostei muito do seu blog prfessor:Marcos!!!!!!!!!

    Eu gostei muito do seu blog professor Marcos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Bjossss de suas alunas:Wendy e Giovanna!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. E.EprofºSara Sanches Russo
    Nome: Adriano Augusto de Lima Silva 8ºsérie:A
    -21X²+15X+4= -2+5(x-5)-1

    ResponderExcluir
  3. nada haver com que eu estou procurando

    ResponderExcluir
  4. Oiiee,
    Quem está comentando é a Gabriela e a Melowdye *-*

    Estamos estudando isso !
    vamos fazer uma prova bastante difícil -.-'
    E isso ajudou mt Profº Vinny !

    Brigadinháah de todas as partes '-'

    By:Gabi and Melow

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do seu blog professor Marcos,mi ajudou muito na minha prova de matemática da 4 unidade.obg

    ResponderExcluir
  6. Ninguem sabe me explicar, são igual a vcs, nao sabem me explicar.

    ResponderExcluir
  7. adorei irá me ajudar muito amanhã nas olímde matemática

    ResponderExcluir