Powered By Blogger

terça-feira, 3 de maio de 2011

Regra de sinais

Mais uma vez olá a todos. Hoje irei escrever um pouco sobre regra de sinais na adição, subtração, multiplicação e divisão.
                                                           ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
           Você já deve ter se perguntado porque que em uma adição ou subtração o resultado fica negativo ou positivo! Eu irei escrever um passo a passo do porque do sinal negativo ou positivo no final da conta. Vamos lá então:
Eu irei usar os números 8 e 3 em todas as minhas explicações. Reparem que em um determinado momento esses números estarão positivo ou negativo e isso mudará totalmente o resultado da conta.
-8+3= -5
8-3= 5
Reparem:
No primeiro exemplo o 8 está negativo e o 3 positivo, o resultado ficou negativo.
No segundo exemplo o número 8 está positivo e o número 3 negativo, o resultado ficou positivo.
Existe uma regra para isso, que diz: sinais diferentes na subtração ou adição, resolve e conserva o sinal do maior do resultado. Isso funciona, mas toda regra tem que ter uma explicação e eu tenho uma.
Vamos pegar o primeiro exemplo -8+3 certo? Como o 8 esta negativo isso quer dizer que se esta devendo 8. Suponhamos que esse número 8 é em Reais. Então eu devia R$8 e o número 3 está positivo, quer dizer que eu paguei R$3. Eu devia R$8 paguei R$3, eu ainda continuo devendo R$5, por isso o sinal de negativo.
O segundo exemplo: eu tinha R$8 gastei R$3, fiquei com R$5, por isso o número fica positivo.
                                            
                                              AGORA DIVISÃO E MULTIPLICAÇÃO
          Na multiplicação  e divisão funciona assim os sinais:
Se eu devo R$8 e multiplicar essa divida por 3, ficarei devendo R$24, certo?
-8 do que eu já devo
multiplicado por 3 positivo
-24.
-8x3= -24 (8 negativo multiplicando 3 positivo, retultado 24 negativo).
Nós sabemos que a multiplicação é a maneira de fazer uma adição de forma a ganhar tempo e espaço. Tempo por que não precisamos repetir várias vezes o mesmo número e espaço porque se formos repetir o mesmo número várias vezes, então esse número ocupará muito espaço.
Olha que acontece -8x3=-24 escrito na forma de adição:
-8-8-8= -24  Reparem que eu somei um por um ao invés de multiplicar, fiz na verdade o passo a passo. A regra diz que na adição quando os sinais forem iguais devemos somar e conservar o sinal. Somando os três números 8 chegamos ao número 24, como os sinais são iguais e são negativos conservando eles o resultado é - 24.

     Na divisão agora:
     Se eu devo R$-24 e quero dividir essa divida para 3 pessoas, cada pessoa ficará com R$-8,00. Na divisão o processo é o mesmo da multiplicação, pois se a divida total é negativa e será devidida por um número positivo, pela regra de sinal com certeza o resultado será negativo. Vamos a outra maneira de resolver essa questão.
 A divisão não é a operação inversa da multiplicação? Então devo pensar assim: Qual o número que multiplicado por três seja igual a -24? Vamos dar uma olhada na tabuada do 8 e do 3. Pronto encontramos o número 8 pois, 8x3=24. Agora é só fazer o mesmo que fizemos na multiplicação;
8+8+8= 24.

2 comentários:

  1. muito bom, parabéns. seu blog é ótimo! continue assim... tenho certeza que voce ajudou muitas pessoas com dificuldades, inclusive eu! abraços

    ResponderExcluir