Powered By Blogger

terça-feira, 24 de maio de 2011

Amanda Gurgel

http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA


         Olá a todos. Devo dizer que muito admirado fiquei quando ouvi o discurso dela. Concordo em tudo no que ela falo nesse discurso e em outras entrevistas que pude acompanhar. Uma jovem que sabe muito bem o que esta dizendo. Acredito que não se trata de coragem e sim em defender algo em que acredita. Penso eu que quando ela colocou para fora seus sentimentos não fazia ideia do quanto iria repercutir.
        Ela fazia ideia de que outros professores passam pelas mesmas dificuldades, mas não imaginava que a população também fazia essa ideia. Alguns é claro criticaram sua atitude quando mostrou e falou o valor do seu ordenado, mas esses não criticam quando o Governo fala que o salário de um professor é pelo menos 3 vezes mais do que ela divulgou. Outros simplesmente chegaram e escrever que se ela não esta satisfeita que vá fazer outra coisa. Mas esquecem que não é tão simples assim, pois para chegar a ser professor tem que ter uma graduação que só serve para essa área.
       Pedir as contas não é a solução. A solução seria dar melhores condições para nós profissionais da educação e não ficar nos culpando. Hoje o Governo aqui de São Paulo nos dá muitos materiais é verdade, mas  nem sempre quem está diretamente trabalhando com as crianças é quem escolheu esses matérias. Nem sempre vem de acordo com a realidade da escola ou da comunidade.
       Se torna simples de mais encontrar um culpado pelo caus que se tornou a Educação. Não existe só um culpado. O Governo quer culpar os professores, os pais (que nunca estiveram em uma reunião, que nem se quer olham o caderno do filho, que nem sabe a sala que o filho estuda e em algumas vezes nem sabe ao certo qual a série que o filho esta cursando) querem culpar o Governo e os professores, existe até professor culpado outro professor. Sim, infelizmente em toda área existe bons e maus profissionais e na nossa não é diferente.
Se tem alguns alunos problemáticos (e tem sim, podem acreditar) todos naquela sala não tem jeito. Se o Governo não autoriza emendar o feriado ele fica revoltado, se autorizada emendar, ele já sai de folga um dia antes; se recebe R$2000,00 de pagamento quer gastar R$2500,00 cai no cheque especial, atrasa o cartão de créditos, ai sai dizendo que ganha uma miséria (claro que o salário poderia ser bem melhor,mas já que não é, devemos gastar de acordo com o que se ganha).
Tem professor que parou no tempo, não quer fazer curso de extensão, não se atualiza, qualquer novidade para ele é motivo pra reclamar e já dizer que não vai dar certo.
Para resumir:
A professora Amanda Gurgel é uma brasileira como eu e você e pelas suas palavras ama o que faz. Você e eu podemos ajudar a melhorar nosso país. Não adianta nada ficar reclamando da vida e também não adianta se  conformar. Devemos pensar em uma solução a longo prazo, porque a curto prazo não tem jeito. Devemos pensar no bem estar do aluno e também do professor que as vezes precisa dar aula em 2 ou até 3 escolas para ter uma vida mais confortável. Salário melhor é bom, mas se vir acompanhado de melhores condições de trabalho é melhor ainda. Dá pra melhorar,  basta todos, todos envolvidos (alunos, professores, país,Secretário da Educação, Governo, funcionários ligados diretamente a esse setor) se unirem em busca de um único objetivo: A Educação no Brasil ser de melhor qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário