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sexta-feira, 16 de março de 2012

Progressão aritmética

                 Progressão aritmética ou simplesmente (PA), é toda sequência de números cujos termos a partir do segundo, é a soma do anterior com uma constante.constante.
                 Em outras palavras: em uma sequência numérica, se subtrairmos do segundo termo o primeiro termo, subtrairmos do quarto termo o terceiro termo, e assim por diante; encontrarmos como resultado o mesmo número, então temos uma PA. Esse número, do resultado da subtração é chamado de razão (r).

Exemplo:
 a) (2,4,6...) = 4 - 2 = 2   e  6-4= 2 a razão é 2.    r=2
 b) (49,42, 35...) = 42 - 49 = -7  e 35 - 42 = -7  a razão é -7.   r=-7
 c) (3,3,3...) 3-3 = 0 a razão é 0
 d) ( -32, -26, -20...)  -26 -(-32) = 6  e -20 - (-26) = 6 a razão é 6.  r= 6


Classificação de uma PA de razão r é:


  • CRESCENTE: se cada termo é maior que o anterior.
  • DECRESCENTE: se cada termo é menor que o anterior.
  • CONSTANTE: se os termos são iguais entre si.
Exercício:







sábado, 28 de janeiro de 2012

ÔNIBUS

Um pequeno comentário sobre nossos coletivos:
                 Temos uma das tarifas mais caras do mundo, os funcionários mais mal humorados e mal educados do mundo e os passageiros mais passivos do mundo.
                 Você entra no busu (ônibus) e já percebe que o motorista não está de bom humor (se você for homem claro, se for mulher e estiver de shortinho, sainha... a coisa muda). Ao chegar na catraca se o cobrador não estiver de papo com as gatinhas, ele estará mechendo no seu celular ou em uma ligação e você PASSIVAMENTE espera por sua atenção que pode demorar um pouco...
Tanto na ida, quanto na volta os passageiros falam alto, tanto em uma conversa pessoal, quanto em uma conversa via celular (que geralmente é ching-ling de dois, três chips). Em poucos minutos de viagem você já sabe que o ex de uma passageira na frente está sendo procurado porque não pagou pensão, que o vizinho da pessoa que está do seu lado brigou a noite toda com a mulher, que e o prefeito de uma determinada cidade está sendo procurando pela polícia Federal (você ouviu uma passageira berrar essa informação pelo celular novo que ela faz questão de mostrar).
Os ônibus de São Paulo não são tão ruins assim... mas do que adianta o busu ter até 12 portas, 30 metros de comprimento, Ar condicionado (que geralmente não funciona), ser piso baixo,  se: o abençoado motorista para a 2 metros longe da calçada ou as vezes nem para quando percebe que é um deficiente, idoso ou até mesmo quando você está cheio de sacolas, criança no colo)? Precisamos sim desses ônibus confortáveis, mas precisamos também de mais humanidades, respeito um pelo outro.
Ah! Já estava esquecendo de mencionar aqueles idiotas que não contente com o volume ensurdecedor dos celulares ching-ling, agora estão usando caixas amplificadas ching-ling. Usar essas caixas na rua já é uma ofensa, agora dentro de um coletivo!!! Aliás a lei número 6.681, de 1965 diz: É PROIBIDO FAZER USO DE APARELHOS SONOROS dentro do coletivo. Então se você não é passivo, faça valer seus direitos.

domingo, 23 de outubro de 2011

Medidas

Boa tarde galera do bem. Segue abaixo alguns problemas pra vocês resolverem. Bons estudos.

1) Qual a área de um quadrado que tem seu lado medindo 6cm?
2) Um retângulo tem as seguintes medidas: 7m por 9m. Calcule sua área e perímetro.
3) André quer mudar o piso da cozinha de sua casa. A cozinha mede 6 metros de comprimento e 4 metros de largura. Calcule quanto ele irá gastar se pagar R$15,00 no metro do novo piso.
4) O quarto de Patrícia tem o formato de um quadrado e ela precisa aumentar 2 metros de um lado e 3 metros do outro para que fique do tamanho adequado. Sabendo que o quarto tem 49m² de área, qual será a nova medida do quarto e qual será a nova área?  Dica: primeiro calcule a medida do lado do quarto para depois somar as novas medidas.Tem um exercício semelhante a esse na página 6, exercício 6

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Atividade para alunos do 8º ano

Boa tarde turma. Os exercícios a seguir devem ser feitos com muita atenção, pois um simples erro pode fazer com que toda a questão fique errada.

1)      Localize os pontos no plano cartesiano e em seguida ligue os pontos.
a)      A (-12, -1), B ( -10, -1), C ( -9.-2), D ( -9,-3), E ( -10,-4), F (-12,-4), G ( -13, -3), H (-13, -2)
b)       I ( 0,10), J ( 4,10), K ( 4,6), L (0,6)
c)       M ( 7,14), N (13,6), O (6,6)
d)       P (-10,13), Q (-5,13), R( 7,10), S( -12, 10)

   2) Localize os pontos ligando-os para descobrir o desenho. (Dica: é um desenho composto por triângulo e quadriláteros).
     A( 4,-3), B (11, -3), C (11, -6), D (6,-6), E (11, -10), F (6,-10), G ( 2, -10), H (2,-6). 



                           

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atividade para o Lar

Essa atividade é para alunos do 6º ano. 


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Números Racionais

Vamos aos estudos dos números racionais: é todo número que pode ser escrito na forma de fração, ou seja a/b com b diferente de zero.
Falarei sobre fações então, combinado?
As frações estão presente em todo lugar e nós nem nos damos conta disso, veja alguns exemplos:
1/4 kg de café. Lemos um quarto quilo de café.
1/2 kg de arroz. Lemos meio quilo de arroz.

Quando falamos em colocar uma fração em forma de desenho, no gráfico, figura; é como se estivessemos solidificando a fração. Reparem nesse exemplo:
3/8 de uma pizza. Quer dizer que repartimos uma pizza em 8 partes e pegamos 3 partes desse total. Mas como saber quem é o todo ou quem é a parte?
Para simplificar dizemos que o número que está em cima é o Numerador e embaixo é o Denominador. Numerador é parte que pegamos do total. Denominador quer dizer em quantas partes nós repartimos algo que antes era inteiro. Como disse no exemplo da pizza; o pizzaiolo faz a pizza e só depois que está assada é que ele vai dividi-la e geralmente é dividida em 8 fatias. Essa divisão chamamos de fracionar.
Aquela barrinha que fica entre o Numerador e Denominador é a barra de divisão, pois a fração é uma divisão do Numerador pelo Denominador.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Amanda Gurgel

http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA


         Olá a todos. Devo dizer que muito admirado fiquei quando ouvi o discurso dela. Concordo em tudo no que ela falo nesse discurso e em outras entrevistas que pude acompanhar. Uma jovem que sabe muito bem o que esta dizendo. Acredito que não se trata de coragem e sim em defender algo em que acredita. Penso eu que quando ela colocou para fora seus sentimentos não fazia ideia do quanto iria repercutir.
        Ela fazia ideia de que outros professores passam pelas mesmas dificuldades, mas não imaginava que a população também fazia essa ideia. Alguns é claro criticaram sua atitude quando mostrou e falou o valor do seu ordenado, mas esses não criticam quando o Governo fala que o salário de um professor é pelo menos 3 vezes mais do que ela divulgou. Outros simplesmente chegaram e escrever que se ela não esta satisfeita que vá fazer outra coisa. Mas esquecem que não é tão simples assim, pois para chegar a ser professor tem que ter uma graduação que só serve para essa área.
       Pedir as contas não é a solução. A solução seria dar melhores condições para nós profissionais da educação e não ficar nos culpando. Hoje o Governo aqui de São Paulo nos dá muitos materiais é verdade, mas  nem sempre quem está diretamente trabalhando com as crianças é quem escolheu esses matérias. Nem sempre vem de acordo com a realidade da escola ou da comunidade.
       Se torna simples de mais encontrar um culpado pelo caus que se tornou a Educação. Não existe só um culpado. O Governo quer culpar os professores, os pais (que nunca estiveram em uma reunião, que nem se quer olham o caderno do filho, que nem sabe a sala que o filho estuda e em algumas vezes nem sabe ao certo qual a série que o filho esta cursando) querem culpar o Governo e os professores, existe até professor culpado outro professor. Sim, infelizmente em toda área existe bons e maus profissionais e na nossa não é diferente.
Se tem alguns alunos problemáticos (e tem sim, podem acreditar) todos naquela sala não tem jeito. Se o Governo não autoriza emendar o feriado ele fica revoltado, se autorizada emendar, ele já sai de folga um dia antes; se recebe R$2000,00 de pagamento quer gastar R$2500,00 cai no cheque especial, atrasa o cartão de créditos, ai sai dizendo que ganha uma miséria (claro que o salário poderia ser bem melhor,mas já que não é, devemos gastar de acordo com o que se ganha).
Tem professor que parou no tempo, não quer fazer curso de extensão, não se atualiza, qualquer novidade para ele é motivo pra reclamar e já dizer que não vai dar certo.
Para resumir:
A professora Amanda Gurgel é uma brasileira como eu e você e pelas suas palavras ama o que faz. Você e eu podemos ajudar a melhorar nosso país. Não adianta nada ficar reclamando da vida e também não adianta se  conformar. Devemos pensar em uma solução a longo prazo, porque a curto prazo não tem jeito. Devemos pensar no bem estar do aluno e também do professor que as vezes precisa dar aula em 2 ou até 3 escolas para ter uma vida mais confortável. Salário melhor é bom, mas se vir acompanhado de melhores condições de trabalho é melhor ainda. Dá pra melhorar,  basta todos, todos envolvidos (alunos, professores, país,Secretário da Educação, Governo, funcionários ligados diretamente a esse setor) se unirem em busca de um único objetivo: A Educação no Brasil ser de melhor qualidade.