Olá. Irei falar um pouco sobre expressão numérica.
EXPRESSÃO NUMÉRICA
É uma seqüência de números associados por operações. Essas operações devem ser efetuadas respeitando-se a seguinte ordem: primeiro resolve-se os números que estão entre parênteses, multiplicação ou divisão na ordem que aparece e depois a adição ou subtração na ordem que aparecem. Fora dos parênteses a ordem é a mesma, primeiro multiplicação ou divisão na ordem que aparecem e depois adição ou subtração na ordem que aparecem. Para resumir posso dizer que a expressão numérica é em números o que falamos em português. Exemplo:
Kelly tem três dúzias de figurinhas, Luís tem oito vezes a quantia que Kelly tem. Quantas figurinhas tem os dois juntos? Agora eu irei colocar em números o que foi dito acima.
3x12x8=
36x8=
288
Resposta: Os dois juntos tem 288 figurinhas.
Prestem atenção no que eu fiz:
Eu sei que uma dúzia é doze, Kelly tem três dúzias, então basta eu multiplicar doze por três. Esse é o total que Kelly tem. Luís tem oito vezes a quantia que Kelly, como eu já sei a quantia que Kelly tem, basta fazer 36x8 (36 que é o total que Kelly tem, vezes 8 que será o total de Luís).
Atividade valendo nota para entregar dia 26/04/2011
1) Problemas. Observação: monte a expressão numérica quando necessário.
a- Thiago recebeu 30 reais de mesa. Gastou 3 reais na compra de um gibi e 5 reais na excursão da escola. Ainda bem que recebeu 7 reais que havia emprestado a Edu, pois assim comprou um presente de aniversário para sua mãe no valor de R$25. Será que ainda sobrou dinheiro com Thiago? (fonte: Livro a Conquista da matemática).
b- Pra fazer uma jarra de suco de laranja são necessárias cerca de 6 laranjas. Uma lanchonete vende, em média, 50 jarras de suco de laranja por dia. Quantas laranjas, no mínimo, o dono da lanchonete deve ter diariamente para atender a freguesia?
Eu irei colocar mais exercícios, aguardem.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Números Naturais
Estudamos alguns sistemas de numeração de forma geral e agora iremos nos aprofundar no sistema de numeração indo-arábico. Começaremos pelos números naturais que podemos representar o primeiro algarismo porém não conseguiremos representar o último pois esse sistema é infinito.
Os números naturais são: 0,1,2,3,4,5... e assim por diante, sem fim. Quando vimos esses 3 pontinhos depois do último número quer dizer que continua infinitamente. A união desses números é chamada de Conjunto dos números naturais.
A sequência dos números naturais é obtida somando mais um a cada termo. Exemplo:
0+1=1 já temos o número 1
1+1=2 conseguimos o número 2
2+1= 3 agora o número 3
e assim por diante. Reparem que o número zero é o primeiro e antes dele não tem outro número natural. Existe outros números antes do zero, mas eles não fazem parte dos números naturais e nesse momento não iremos estudar eles.
Sucessor, antecessor e consecutivo
De forma bem resumida e segundo o dicionário Aurélio:
Suceder: vir ou acontecer depois; tomar o lugar de outra coisa; acontecer sucessivamente.
Anteceder: vir, estar, chegar ou ficar antes.
Consecutivo: se dá quando temos dois ou mais números naturais, um sucedendo o outro.
Na matemática o:
Sucessor de um número é aquele que vem logo após, o próximo número. Exemplo: Sucessor de 21 é o número 22. Depois de vinte tem infinitos números, mas o sucessor dele é o 22.
Antecessor de um número é aquele que vem antes,o que esta na frente. Exemplo: Antecessor de 21 é o número 20. Antes de 21tem vários números, mas o anterior dele é o 20.
Consecutivo: se dá quando temos dois ou mais números naturais, um sucedendo o outro.
Exemplo: 4 é consecutivo a 3.
Os números naturais são: 0,1,2,3,4,5... e assim por diante, sem fim. Quando vimos esses 3 pontinhos depois do último número quer dizer que continua infinitamente. A união desses números é chamada de Conjunto dos números naturais.
A sequência dos números naturais é obtida somando mais um a cada termo. Exemplo:
0+1=1 já temos o número 1
1+1=2 conseguimos o número 2
2+1= 3 agora o número 3
e assim por diante. Reparem que o número zero é o primeiro e antes dele não tem outro número natural. Existe outros números antes do zero, mas eles não fazem parte dos números naturais e nesse momento não iremos estudar eles.
Sucessor, antecessor e consecutivo
De forma bem resumida e segundo o dicionário Aurélio:
Suceder: vir ou acontecer depois; tomar o lugar de outra coisa; acontecer sucessivamente.
Anteceder: vir, estar, chegar ou ficar antes.
Consecutivo: se dá quando temos dois ou mais números naturais, um sucedendo o outro.
Na matemática o:
Sucessor de um número é aquele que vem logo após, o próximo número. Exemplo: Sucessor de 21 é o número 22. Depois de vinte tem infinitos números, mas o sucessor dele é o 22.
Antecessor de um número é aquele que vem antes,o que esta na frente. Exemplo: Antecessor de 21 é o número 20. Antes de 21tem vários números, mas o anterior dele é o 20.
Consecutivo: se dá quando temos dois ou mais números naturais, um sucedendo o outro.
Exemplo: 4 é consecutivo a 3.
sábado, 19 de março de 2011
Trabalho para dia 28
Esse trabalho é para os alunos de 6º ano A e B.
Trabalho sobre poliedros
Pedi a vocês que me fizessem 3 poliedros que poderiam ser Prismas ou Pirâmides. O aluno pode escolher entre fazer os 3 no formato de Prisma ou os 3 no formato de Pirâmide. O aluno pode ainda fazer 2 Pirâmides e 1 Prisma ou ao contrário, 2 Prismas e 1 Pirâmide.
Na apostila já tem algumas figuras, mas eu gostaria que vocês pesquisassem e fizessem outros modelos, caso não consigam podem fazer igual ao que estão na apostila ou até mesmo os que estão nela. O importante é que os poliedros de vocês sejam bem diferentes depois de prontos, ou seja:
O aluno depois que montar os seus poliedros, deve colorir usando a criatividade. Pode usar fotografia em forma de mosaico, colorir com tinta guache, pintar com giz de cera, enfim caprichem na finalização dos poliedros. No dia da entrega para ter certeza que o aluno entendeu o que fez irei fazer algumas perguntas sobre o seu trabalho. Não adianta fazer por fazer, tem que compreender o que fez. Bons estudos.
sábado, 12 de março de 2011
Lição para o Lar
Bom dia a todos. Esses exercícios são para os alunos do 6º ano A e B, e se você não faz parte e quiser fazer, fique a vontade.
Copie e responda no caderno
1)Problemas e exercícios variados:
a) Um micro-ônibus com capacidade de transportar 20 passageiros sentados esta lotado. As almofadas dos assentos tem o formato de um prisma retangular. Com base nessas informações e com o que vimos em sala de aula responda:
Quantas arestas, vértices e faces tem cada almofada?
Quantas aresta, vértices e faces tem todas almofadas juntas?
b) Qual sólido geométrico tem 5 Vértices, 5 faces e 8 arestas?
c) Escreva com suas palavras o que você entendeu quando falamos de Prisma e Pirâmide. Site as diferenças e semelhanças de cada um.
d) Dois adolescentes estavam conversando sobre a forma de escrever o número 2748 na forma de algarismo romano. O primeiro disse que se escrevia MMDCCXXXXVIII e o segundo MMDCCXLVIII. Qual deles esta correto e porque?
Entregar na segunda-feira dia 14-03-2011. Bons estudos
Ah, não se esqueçam: Vocês são especiais para mim e por isso farei o meu melhor enquanto professor.
Copie e responda no caderno
1)Problemas e exercícios variados:
a) Um micro-ônibus com capacidade de transportar 20 passageiros sentados esta lotado. As almofadas dos assentos tem o formato de um prisma retangular. Com base nessas informações e com o que vimos em sala de aula responda:
Quantas arestas, vértices e faces tem cada almofada?
Quantas aresta, vértices e faces tem todas almofadas juntas?
b) Qual sólido geométrico tem 5 Vértices, 5 faces e 8 arestas?
c) Escreva com suas palavras o que você entendeu quando falamos de Prisma e Pirâmide. Site as diferenças e semelhanças de cada um.
d) Dois adolescentes estavam conversando sobre a forma de escrever o número 2748 na forma de algarismo romano. O primeiro disse que se escrevia MMDCCXXXXVIII e o segundo MMDCCXLVIII. Qual deles esta correto e porque?
Entregar na segunda-feira dia 14-03-2011. Bons estudos
Ah, não se esqueçam: Vocês são especiais para mim e por isso farei o meu melhor enquanto professor.
sábado, 5 de março de 2011
Formas Geométricas: sólidos e poligonos.
Bom, vamos a explicação dessa matéria.
A geometria é a parte da matemática que estuda as formas geométricas. Nós estamos cercados de formas geométricas: desde a natureza até em nossas casas, na escola, no trabalho, no percurso de casa até a escola, de casa para o shopping e por ai a fora.
Vocês já reparam que os objetos de casa tem forma geométrica? Irei mostras alguns exemplos:
Retângulo: televisão, microondas, geladeira, as laterais do fogão...
Quadrado: a parte de cima do fogão de quatro bocas...
Circulo: forma de bolo, panelas em geral... (Nós ainda estudaremos esse assunto em sala).
Ah, esses pontinhos que eu coloco depois da última palavra quer dizer que continua, tem mais exemplos.
Em sala de aula já vimos: Poliedro e Polígono
Polígono: é uma figura plana formada por três ou mais seguimentos de reta que se intersectam dois a dois. Os segmentos de reta são denominados lados do polígono. Os pontos de intersecção são denominados vértices do polígono. O segmento de reta é aquela linha do polígono que chamamos também de lado.
Poliedro: bom, o poliedro é o sólido geométrico cuja superfície são compostas por um número finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono. Eles estão em três dimensões, pois tem largura, comprimento e altura. Os poliedros recebem o nome conforme a sua base e podemos citar Pirâmide e Primas.
Pirâmide: sólido geométrico que tem uma única base e que recebe o nome de acordo com essa base. Se a base é quadrada, então essa pirâmide é quadrangular, se a base for um triângulo então ela será uma pirâmide triangular...
Prisma: sólido geométrico com duas bases e que também recebe o seu nome de acordo com a base, assim como na pirâmide.
As explicações acima já vimos em sala, eu coloquei apenas para que vocês não se esquecessem.
Agora vamos ao trabalho que é a parte que vocês vieram procurar não é mesmo!
Eu gostaria que vocês escolhessem pelo menos 3 poliedros para me fazer e entregar no prazo que já combinamos. O tamanho desses poliedros não precisa ser enorme, algo em torno de 12 centímetros já esta de bom tamanho. As cores também pode ser feito de acordo com o gosto de cada um.
Material necessário: cola, papel cartão, cartolina ou outro material que seja mais firme e tesoura sem ponta claro.
Esse trabalho requer muita atenção e capricho no acabamento.
Se tiverem qualquer dúvida podem deixar recado aqui ou me mandar por e-mail que vocês encontrarão no meu perfil aqui dessa página. Bons estudos
A geometria é a parte da matemática que estuda as formas geométricas. Nós estamos cercados de formas geométricas: desde a natureza até em nossas casas, na escola, no trabalho, no percurso de casa até a escola, de casa para o shopping e por ai a fora.
Vocês já reparam que os objetos de casa tem forma geométrica? Irei mostras alguns exemplos:
Retângulo: televisão, microondas, geladeira, as laterais do fogão...
Quadrado: a parte de cima do fogão de quatro bocas...
Circulo: forma de bolo, panelas em geral... (Nós ainda estudaremos esse assunto em sala).
Ah, esses pontinhos que eu coloco depois da última palavra quer dizer que continua, tem mais exemplos.
Em sala de aula já vimos: Poliedro e Polígono
Polígono: é uma figura plana formada por três ou mais seguimentos de reta que se intersectam dois a dois. Os segmentos de reta são denominados lados do polígono. Os pontos de intersecção são denominados vértices do polígono. O segmento de reta é aquela linha do polígono que chamamos também de lado.
Poliedro: bom, o poliedro é o sólido geométrico cuja superfície são compostas por um número finito de faces, em que cada uma das faces é um polígono. Eles estão em três dimensões, pois tem largura, comprimento e altura. Os poliedros recebem o nome conforme a sua base e podemos citar Pirâmide e Primas.
Pirâmide: sólido geométrico que tem uma única base e que recebe o nome de acordo com essa base. Se a base é quadrada, então essa pirâmide é quadrangular, se a base for um triângulo então ela será uma pirâmide triangular...
Prisma: sólido geométrico com duas bases e que também recebe o seu nome de acordo com a base, assim como na pirâmide.
As explicações acima já vimos em sala, eu coloquei apenas para que vocês não se esquecessem.
Agora vamos ao trabalho que é a parte que vocês vieram procurar não é mesmo!
Eu gostaria que vocês escolhessem pelo menos 3 poliedros para me fazer e entregar no prazo que já combinamos. O tamanho desses poliedros não precisa ser enorme, algo em torno de 12 centímetros já esta de bom tamanho. As cores também pode ser feito de acordo com o gosto de cada um.
Material necessário: cola, papel cartão, cartolina ou outro material que seja mais firme e tesoura sem ponta claro.
Esse trabalho requer muita atenção e capricho no acabamento.
Se tiverem qualquer dúvida podem deixar recado aqui ou me mandar por e-mail que vocês encontrarão no meu perfil aqui dessa página. Bons estudos
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Jogo de Dominó
Olá galera do bem. Eu tentarei explicar como é esse jogo, e como eu gostaria que fosse feito esse trabalho.
O jogo de dominó é constituído de 28 peças numeradas de 0 até 6 (a peça em branco é o número 0), dividido ao meio com pontos dos dois lados dessa divisão. Podem jogar quatro pessoas no máximo a cada partida na forma tradicional e cada jogador ficará com sete peças. Será dado como vencedor aquele que em sua fez jogar e não lhe restar mais peças. A variação desse jogo é usar as peças ou pedras para montar labirinto ou simplesmente colocando-as lado a lado e depois derrubar a últimas peça e ficar olhando uma derrubando a outra.
Esse jogo chegou aqui por volta do século XVI, trazido pelos portugueses e também é conhecido como Duplo 6.
Abaixo eu irei colocar o formato do dominó tradicional e também a maneira que eu gostaria que voces fizessem o nosso.
01 02


Aqui eu estou mostrando uma variação do jogo.NA foto 01 o jogo esta da maneira que é conhecido aqui em nosso país, e a foto 02 esta da forma que eu gostaria que fosse feito. Lembrando que é apenas um exemplo. Uma dica é que vocês façam as peças de maneira que fiquem rígidas e se possível espessa. Estarei na medida do possível colocando mais material pra ajuda-los no trabalho. Bons estudos.
Todo trabalho que o professor pede a seus alunos tem um propósito. O meu propósito é que vocês grave bem a matéria que estamos vendo e para tanto se divirtam desde o momento da montagem do jogo até mesmo em sala de aula quando irão apresentar.
A nova chave para ascessar o exercício no portal é: 0001177MW
O jogo de dominó é constituído de 28 peças numeradas de 0 até 6 (a peça em branco é o número 0), dividido ao meio com pontos dos dois lados dessa divisão. Podem jogar quatro pessoas no máximo a cada partida na forma tradicional e cada jogador ficará com sete peças. Será dado como vencedor aquele que em sua fez jogar e não lhe restar mais peças. A variação desse jogo é usar as peças ou pedras para montar labirinto ou simplesmente colocando-as lado a lado e depois derrubar a últimas peça e ficar olhando uma derrubando a outra.
Esse jogo chegou aqui por volta do século XVI, trazido pelos portugueses e também é conhecido como Duplo 6.
Abaixo eu irei colocar o formato do dominó tradicional e também a maneira que eu gostaria que voces fizessem o nosso.
01 02


Aqui eu estou mostrando uma variação do jogo.NA foto 01 o jogo esta da maneira que é conhecido aqui em nosso país, e a foto 02 esta da forma que eu gostaria que fosse feito. Lembrando que é apenas um exemplo. Uma dica é que vocês façam as peças de maneira que fiquem rígidas e se possível espessa. Estarei na medida do possível colocando mais material pra ajuda-los no trabalho. Bons estudos.
Todo trabalho que o professor pede a seus alunos tem um propósito. O meu propósito é que vocês grave bem a matéria que estamos vendo e para tanto se divirtam desde o momento da montagem do jogo até mesmo em sala de aula quando irão apresentar.
A nova chave para ascessar o exercício no portal é: 0001177MW
sábado, 4 de dezembro de 2010
Duzentena
Agora é oficial:Não tem nada oficial.
Ano passado eu havia escrito que a duzentena havia caído, o que acabou não acontecendo! O que sabemos hoje, mas precisamente 25/01/2011 é que nada sabemos, pois o projeto esta para votação e os responsáveis estão de férias. O certo por enquanto é que Domingo dia 30/01/2011 haverá atribuição e será direto nas escolas e quem é categoria "O" está de fora.
Isso é um absurdo, pois queremos trabalhar! Não somos brinquedos! Eu estou começando minha carreira como docente e não gostaria de pensar em desistir logo assim no inicio, mas não dá pra seguir carreira desse jeito, sem saber ao certo se posso trabalhar no inicio do ano ou não.
No passado eu iniciei como professor eventual e a regra no inicio do ano era bem clara: professor eventual não poderia atribuir aula, ou seja, tinha que escolher; ser professor eventual ou ficar desempregado. Sim, desempregado pois não tinha vaga naquela época.
Eu escolhi ser eventual. Ai lá pelo mês de Abril faltou professor, mudaram tudo. Ou seja: quem estava inscrito em alguma diretoria de ensino poderia atribuir aula, mesmo quem estava como eventual. Não pensei duas vezes, corri atrás de vaga.
As atribuições são uma verdadeira prova de fogo e recheada de humilhação. Irei explicar como funciona: É publicado em cada diretoria de ensino as vagas, horários e porque as vagas estão abertas, se são por motivo de doença, férias, porque o professor deixou as aulas, etc. Então todos os professores interessados nas vagas vão até a escola. Geralmente é o diretor quem atribui as aulas e o critério de desempate é a pontuação que cada professor tem. Essa pontuação fica no sistema.
Tem um outro detalhe nessa atribuição, que com toda certeza é muito chato, a preferência da vaga acaba sendo de quem já esta na casa; ou seja: se tem 10 aulas de ciências disponíveis nessa escola e se tiver professor que já da aula ali, então ele pode pegar aula na frente de todos; mas isso só é revelado no horário publicado. Então se tiver um professor da casa, ele pega as aulas e todos os outros voltam para trás de mãos vazias e com o tempo perdido.
Eu fui em algumas escolas para essa atribuição e em algumas que não merece nem citar o nome, fui muito mal recebido, o tratamento foi horrível mesmo e depois descobri que alguém da casa pegou as aulas ou havia outro professor com mais pontos do que eu... poderia ser diferente, mas não é!
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