Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Expressões Numéricas

Olá. Irei falar um pouco sobre expressão numérica.
                                                       EXPRESSÃO NUMÉRICA
           É uma seqüência de números associados por operações. Essas operações devem ser efetuadas respeitando-se a seguinte ordem: primeiro resolve-se os números que estão entre parênteses, multiplicação ou divisão na ordem que aparece e depois a adição ou subtração na ordem que aparecem. Fora dos parênteses a ordem é a mesma, primeiro multiplicação ou divisão na ordem que aparecem e depois adição ou subtração na ordem que aparecem. Para resumir posso dizer que a expressão numérica é em números o que falamos em português. Exemplo:   
Kelly tem três dúzias de figurinhas, Luís tem oito vezes a quantia que Kelly tem. Quantas figurinhas tem os dois juntos? Agora eu irei colocar em números o que foi dito acima.
3x12x8=
36x8=
288
Resposta: Os dois juntos tem 288 figurinhas.
Prestem atenção no que eu fiz:
Eu sei que uma dúzia é doze, Kelly tem três dúzias, então  basta eu multiplicar doze por três. Esse é o total que Kelly tem. Luís tem oito vezes  a quantia que Kelly, como eu já sei a quantia que Kelly tem, basta  fazer 36x8 (36 que é o total que Kelly tem, vezes 8 que será o total de Luís).

                                                             Atividade valendo nota para entregar dia 26/04/2011
1) Problemas. Observação: monte a expressão numérica quando necessário.
a- Thiago recebeu 30 reais de mesa. Gastou 3 reais na compra de um gibi e 5 reais na excursão da escola. Ainda bem que recebeu 7 reais que havia emprestado a Edu, pois assim comprou um presente de aniversário para sua mãe no valor de R$25. Será que ainda sobrou dinheiro com Thiago? (fonte: Livro a Conquista da matemática).

b- Pra fazer uma jarra de suco de laranja são necessárias cerca de 6 laranjas. Uma lanchonete vende, em média, 50 jarras de suco de laranja por dia. Quantas laranjas, no mínimo, o dono da lanchonete deve ter diariamente para atender a freguesia?


                  Eu irei colocar mais exercícios, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário