Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de março de 2010

A greve dos professores


DIREITO DE GREVE

A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.
LEGITIMIDADE DO EXERCÍCIO DA GREVE
Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.
A greve também é lícita quando não for contra decisão judicial.
Bom, vamos lá. Essas palavras mencionadas acima, eu tirei direto da nossa Constituição Federal e se repararem bem ela é de 1989! Faz tempo heim!!!
A Greve, enquanto não mudarem a Constituição continua sendo Direito e isso é fato, só que tem um detalhe: é um direito, mas isso não quer dizer que seja a única maneira de mostrar a insatisfação do empregado no que diz respeito a seu trabalho, condições do lugar, salário etc. Tem muitas outras maneira de mostrar isso.
É incrível como em pleno século XXI a gente veja na televisão, ouça no rádio ou leia em jornais e revistas ruas, praças importantes sendo tomadas por grevistas! Eu fico me perguntando que culpa tenho eu? O que fiz para ser impedido de transitar na Av. Paulista na hora de sair do meu trabalho ou se preciso ir simplesmente por exemplo no Masp?
Eu na minha simplicidade e justamente por hoje fazer parte da classe de docente, me pergunto: será que não teria mais resultado se o sindicato mostrasse na justiça o que de fato o Governo fez nos últimos anos com a educação, com os professores em termo de salário, condições de trabalho ao invés de GREVE?
Se na justiça for demorar tentar um meio mais rápido, como: denuncias em jornais, revistas, Internet, televisão, msn, orkut, blogs etc, etc. Depois disso tudo, depois de a população de alguma maneira geral ser alertada e o Governo não desse sinal de diálogo, ai sim e tão somente depois de tentar por todos esses meios citados realizar a greve.

Essa ideia vale para todas as categorias de trabalhadores! É hora de agirmos com inteligência, chega de querer usar "luta" no temo braçal da coisa. Vamos lutar sim, mas com astucia e principalmente: respeito pela população. Obrigado
Obs.: A foto eu tirei do: Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário