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domingo, 14 de abril de 2013

Potências e suas regras

                Olá, tudo bem? Tentarei passar algumas regras básicas para resolvermos potência.

Adição:

a²+a³= a.a+a.a.a
a²+b³=a.a+b.b.b
Usando números fica assim:

5²+5³= 5.5+5.5.5 então 25+125 resultado final igual a 150

5²+2³= 5.5+2.2.2= 25+8 resultado final igual a 33.

Subtração:

a²-a³= a.a - a.a.a
a²-b³= a.a - b.b.b
Usando números fica assim:

5² - 5³= 5.5 - 5.5.5 = 25 - 125 resultado final igual a 100.

Multiplicação:

a² . a³ =  Sendo as bases iguais só copiamos uma vez ela, então somamos os expoentes. 2+(3) = 5
              Resultando será a elevado a 5.
a³ . b³ = Sendo as bases diferentes e os expoentes iguais, resolvemos as bases e repetimos o expoente.
              (a.b)³.
Usando números fica assim:

5².5³ =  5 (2+3) = resultado final 5 elevado a 5.

5³. 6³ = (5.6)³ = resultado final 30³ Se for para simplificar as potências esse é o resultado final, caso o
                          enunciado não mencione nada, então é obrigatório resolver: 30³= 30.30.30= 27000

Divisão:

a²/a³=   Sendo as bases iguais só copiamos uma vez ela,então subtraímos os expoentes. 2-(3)= -1
             Resultado será elevado a -1.

Usando números fica assim:

5² / 5³ = 5  (2-(+3)) =  resultado final 5 elevado a -1

Vamos resolver alguns exercícios.
1) Calcule as potências, simplificando sempre que  possível:

Está meio primitivo, mas penso que até que da para entender. rsss



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lista de exercícios para alunos do 3º ano

Bom dia a todos.  Estou postando essa lista para agilizar nossas aulas. Usem os meios que melhor lhes convier para resolver cada um deles. A resposta deverá ser enviada para o e-mail que providenciarei até o momento da aula.

 1. O telefone é uma das aplicações de:
a) efeitos magnéticos da corrente elétrica;
b) efeitos químicos da corrente elétrica;
c) efeitos de correntes induzidas;
d) efeitos Joule da corrente elétrica;

2. Quebrando-se um ímã pela metade, vamos obter:
a) um ímã só com pólo norte e outro só com pólo sul;
b) dois ímãs só com pólo sul;
c) dois ímãs só com pólo norte;
d) dois ímãs iguais ao primeiro;

3. Quando aproximamos as pontas de dois ímãs;
a) sempre há atração;
b) sempre há repulsão;
c) não há atração e nem repulsão;
d) pode haver atração e repulsão;

4. O telégrafo e a campainha apresentam em comum:
a) motor elétrico;
b) eletroímã;
c) retificador de corrente elétrica;
d) lâmpada elétrica;

5. O funcionamento do motor elétrico se baseia:
a) na atração entre pólos de nomes contrários;
b) na atração entre pólos de igual nome;
c) na repulsão entre pólos de nomes contrários;
d) na repulsão entre pólos de igual nome;

6. Um eletroímã difere de um ímã natural, porque:
a) é temporário e não pode ter sua polaridade invertida;
b) é permanente e pode ter sua polaridade invertida;
c) é temporário e pode ter sua polaridade invertida;
d) é permanente e não pode ter sua polaridade invertida;

7. Substâncias que, naturalmente, apresentam capacidade magnética:
a) ferro, níquel e cobalto;
b) zinco, ferro e chumbo;
c) alumínio, prata e ferro;
d) chumbo, ferro e níquel;

8. Região do espaço onde atua a atração de um ímã:
a) campo gravitacional;
b) campo polar;
c) campo magnético;
d) campo elétrico;

9. Se aproximarmos o pólo sul de um ímã do pólo sul de outro ímã:
a) eles se atraem;
b) eles se repelem;
c) nada acontece;
d) eles se unem;



10. Ímã natural é um fragmento de:
a) ferro doce;
b) magnetita;
c) magnésia;
d) aço;

11. No pólo magnético norte da Terra uma agulha de inclinação:
a) se apresenta horizontal;
b) se apresenta vertical;
c) forma um ângulo agudo com o horizonte;
d) gira rapidamente;

12. A transformação de energia mecânica para energia elétrica é realizada em:
a) motores elétricos;
b) transformadores;
c) eletroímãs;
d) dínamos e alternadores;

13. Quando uma barra de ferro é magnetizada são:
a) acrescentados elétrons à barra;
b) retirados elétrons da barra;
c) acrescentados ímãs elementares à barra;
d) retirados ímãs elementares da barra;
e) ordenados os ímãs elementares da barra;


Bons estudos.

domingo, 19 de agosto de 2012

Para alunos de 9º ano


Boa tarde turma do bem.  A próxima atividade é para ser feita em grupo e da seguinte forma:
Não terá um grupo específico, só não valerá fazer sozinho.
 Exemplo:
Você está em um computador  e não está entendendo; pode perguntar para outro colega de qualquer lugar na sala, porém a atividade deverá conter apenas o nome de no máximo duas pessoas.

Só lembrando que  estarei observando vocês o tempo todo. 
Vamos para a atividade...

1) Lance no plano cartesiano os seguintes pontos, com suas respectivas letras e em seguida esboce a figura geométrica encontrada. Vocês podem usar qualquer programa para fazer o plano cartesiano e enviar o resultado para o e-mail  da sala. 


Nessa atividade pretendo trabalhar com vocês: sistema de coordenadas, bem como divisão, raiz, fração, número decimal, potência. Acredito que será de grande valia para todos.